Gestão de Backup
Home » Gestão de Backup
O que é Gestão de Backup da Omega?
A gestão de backup é um procedimento de armazenamento de dados, a fim de garantir uma cópia protegida e segura das informações. Atualmente, o backup corporativo é a forma mais confiável de prevenir perdas e armazenar os dados da empresa.
Tipos de Backup
O backup completo cria uma cópia de todos os dados presentes em um servidor para outro local.
São todos os dados mesmo, sem nenhuma seleção.
Esse tipo de backup leva mais tempo para a restauração e requer mais espaço de armazenamento no local em que as cópias serão armazenadas.
A principal vantagem do backup completo é que uma cópia de todos os dados do negócio estará disponível e em um único local.
Assim, os backups completos são normalmente executados apenas periodicamente. Geralmente, apenas empresas com um volume de dados pequeno, mas com informações que não podem ser perdidas, optam por realizar o backup completo diariamente.
Normalmente, uma empresa que opta pelo backup completo periódico, usa outros tipos de backup de apoio como:
- backups incrementais;
- backups diferenciais.
Nesse modelo só é realizada a cópia de segurança dos dados que foram alterados desde a última operação de backup.
O sistema geralmente faz essa seleção por meio do acompanhamento da data e hora da modificação combinada com a data de hora do backup anterior.
Como apenas as alterações mais recentes são armazenadas no sistema de backup é possível realizar o processo de segurança em menos tempo. Por isso, fica a cargo da empresa definir a periodicidade, podendo ser executado facilmente todos os dias.
Nesses casos é necessário um espaço de armazenamento menor do que o necessário para o backup completo.
Uma operação de backup diferencial copiando todos os dados alterados desde o backup completo anterior.
Ele pode parecer igual ao backup incremental, mas não é. O backup incremental cria a cópia de segurança dos arquivos modificados desde o último backup, independente do tipo de backup. Já o backup diferencial continua copiando os arquivos alterados desdes o último backup completo.
Ou seja, o backup diferencial armazena mais dados do que um incremental, exigindo mais espaço e tempo para serem concluídos.
Os backups de espelhamento são um espelho da origem da cópia. Isso quer dizer, por exemplo, que quando um arquivo é excluído na origem ele também é excluído no backup.
Use esse tipo de backup com cautela, pois um arquivo excluído acidentalmente ou por vírus, também será excluído backups espelhados sejam excluídos.
Esse tipo de backup é feito de uma origem para um dispositivo físico como um HD externo, por exemplo.
Backups locais protegem o conteúdo digital de:
- falhas no disco rígido;
- exclusões acidentais;
- ataques de vírus.
No backup local o dispositivo que armazena as cópias de segurança está no local em que os arquivos originais se encontram. Isso quer dizer que se os arquivos estão em um computador dentro de uma empresa, o dispositivo de backup também está na empresa.
Como os backups estão “a mão” pode ser rapidamente restaurados.
Com a mesma ideia de um backup feito em um dispositivo físico, o backup externo tem uma diferença do backup local: o dispositivo não fica na mesmo endereço que a origem dos arquivos.
Exemplos de backup externo incluem levar a mídia de backup ou a unidade de disco rígido para casa.
É claro que esse é um exemplo para pequenas empresas, entretanto, ilustra bem o tipo de backup que estamos tratando.
Algumas empresa armazenam seus dispositivos em outras unidades da organização ou mesmo em cofres dentro de bancos.
Esse tipo de backup é ideal para evitar que a empresa perca os arquivos, originais e cópias, em situações como incêndio.
Essa é uma forma de backup externo, entretanto, no backup remoto você pode acessar as cópias de segurança mesmo estando a quilômetros de distância dela, por meio da tecnologia.
Nesses casos os backup não é feito em um dispositivo físico como HD externo, mas sim em plataformas que usam a tecnologia e permitem o acessos externo. Os backups em nuvem são considerados backups remotos também.
plataforma de armazenamento como o Google Drive, por exemplo.
Esse é o tipo de backup mais adotado atualmente por empresas de todos os tamanhos e áreas.
Geralmente, os backups em nuvem são feitos continuamente. Para isso é preciso que a origem dos dados esteja conectada por uma rede ou conexão com a Internet à plataforma de armazenamento em nuvem.
Como o servidor responsável pelo sistema de armazenamento em nuvem está localizado distante do local em que a origem dos dados se encontra é considerado um backup remoto.
Para ter acesso ao backup em nuvem sua empresa deverá contratar uma plataforma de armazenamento como o Google Drive, por exemplo.
Este é um tipo de backup onde o processo de cópia dos arquivos é feito por meio da internet para um servidor FTP.
Normalmente, o servidor FTP está localizado em um data center comercial, longe dos dados de origem que estão sendo armazenados em backup.
Solicite sua cotação
Nosso Compromisso é apresentar soluções rápidas e eficazes além de proporcionar um atendimento satisfatório.